A criatura distante do Criador

De posse de um receituário, o médico Guilherme Capel escreveu: “Não existe peleumonia e nem raôxis.” A foto, de profundo mau gosto, postada pelo jovem médico, provocou uma onda de indignação e, além dele, uma enfermeira e uma recepcionista que comentaram na foto também foram demitidas do hospital.

Mas antes de chegarmos a história da foto, vamos falar do seu José […]

Sobre Crises e Abutres

É na tempestade que se conhece o marujo. Um pequeno grupo resolveu usar a crise política e econômica em que o Brasil está afundado para disparar contra a lei que dá punição financeira a quem se beneficia do trabalho escravo.

A erradicação do trabalho análogo à escravidão é uma das principais metas da agenda de promoção dos direitos humanos no país.

Não obstante essa busca por […]

Defensoria Pública: o pessoal dos Direitos Humanos

Talvez seja redundante falar do papel fundamental da Defensoria Pública na defesa dos Direitos Humanos. Embora haja, aqui e ali, algumas poucas vozes ainda resistentes, os números aqui em São Paulo são auto-explicativos e a população que mais precisa de ajuda para garantir seus direitos sabe na prática a importância dessa instituição.
 

Pouco se fala, no entanto, do quanto a Defensoria […]

Mc Melody e o pancadão da infância roubada

A internet foi tomada pela polêmica em torno de Mc Melody, menininha de 8 anos que trabalha cantando músicas adultas vestida de forma sensual. É chocante perceber que cola essa tentativa de minimização que atribui a indignação das pessoas exclusivamente a preconceito contra o funk.

É fato – e assustador – que muita gente se dedicou mais a discutir esse ritmo […]

Ideais e utopias: o que aprendi com Eduardo Galeano

Foi cedo, cedo demais, Eduardo Galeano. Não foi sozinho, seria impossível que fosse. Parte no dia de meu aniversário e leva consigo um pouco do mundo em que acredito. Um pouco? Agora repenso e acho que é um muito.

Em 2005, Fórum Social Mundial, Porto Alegre, lá estava eu. Comigo, meus ideais e minhas ideias, ouvindo (apenas) Ramonet, Saramago e, claro, […]

‘Devia ter pensado na dor antes de fazer’: por que a Lei do Parto Humanizado é um avanço em São Paulo

Um projeto feito a muitas mãos, desenvolvido numa caminhada que já completa 15 anos, virou realidade. É a Lei 15.759/2015, que está sendo chamada de “Lei do Parto Humanizado” e acaba de ser sancionada pelo Governador Geraldo Alckmin.

Num momento em que a atividade parlamentar está em descrédito e, ao mesmo tempo, uma parcela significativa das pessoas realmente acredita na visão autoritária […]

‘Tomara que um dimenor mate toda a sua família’: o não-debate sobre maioridade penal

Mergulhado num rasteiro índice de aprovação de um dígito, o Congresso Nacional tenta ressuscitar uma das jogadas de marketing mais bem sucedidas dos últimos tempos: a redução da maioridade penal. Turbinada por um conjunto de informações falsas, sob medida para alimentar sentimentos coletivos de vingança, ganhou status de verdade absoluta.

Basta apresentar um dado contrário ou se dizer contra para imediatamente ser […]

Mais um de meus heróis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ainda chocado e sem palavras ao ver o mundo perder um dos atores que mais me emocionou com seus inesquecíveis personagens em Sociedade dos Poetas Mortos, Patch Adams, Gênio Indomável, etc. Robin Williams se foi, mais um dos meus heróis se foi…

Faço das palavras do meu amigo querido Eugene Cho as minhas:

Pessoal por favor busquem, liguem ou abracem aquelas pessoas que vcs […]

Fé cega, faca amolada

Em artigo sobre as recentes polêmicas envolvendo evangélicos e direitos humanos, o deputado Carlos Bezerra Jr. discute uma outra proposta de representação evangélica nos parlamentos.

Fé cega, faca amolada

CARLOS BEZERRA JR.

“Novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: […]